Nem uma única gota de sangue pela “nação”!

A luta pelo poder entre os clãs oligárquicos na Ucrânia ameaça transformar-se num conflito armado internacional. O capitalismo russo pretende utilizar a recomposição do poder no Estado Ucraniano de maneira a satisfazer as suas aspirações imperiais e expansionistas de longa data sobre a Crimeia e o leste da Ucrânia, onde detém fortes interesses económicos, financeiros e políticos.

Prevendo a próxima crise económica iminente, o regime tenta alimentar o nacionalismo russo para desviar a atenção dos problemas socio-económicos da classe trabalhadora que estão em crescimento: salários e pensões de miséria, o desmantelamento dos serviços de saúde existentes, a educação e outros sectores da área social. Com a explosão da retórica nacionalista e militante é mais fácil concluir a construção de um Estado autoritário e corporativo assente em valores conservadores reaccionários e em políticas repressivas.

Na Ucrânia, a crise económica e política aguda levou ao acentuar do confronto entre “velhos” e “novos” clãs oligárquicos e os primeiros utilizaram mesmo formações ultra-direitistas e ultra-nacionalistas para provocarem um golpe de Estado em Kiev. A elite política da Crimeia e do Leste da Ucrânia não tenciona partilhar o seu poder e os seus bens com os próximos dirigentes de Kiev e para isso julgam contar com a ajuda do governo russo. Ambos os lados recorreram a uma crescente histeria nacionalista, respectivamente ucraniana e russa. Tem havido confrontos armados e sangue derramado. As potências ocidentais têm os seus próprios interesses e aspirações e a sua intervenção no conflito poderia levar a uma Terceira Guerra Mundial.

A guerra entre chefes de grupo faz, como tem sido hábito, que lutemos entre nós, pessoas comuns – trabalhadores assalariados, desempregados, estudantes, aposentados…-,  pelos seus interesses. Embebedam-nos com a droga nacionalista, põem-nos uns contra os outros, fazendo-nos esquecer as nossas reais necessidades e os nossos interesses: não temos nada que nos preocupar com as suas “nações” quando temos problemas mais importantes e urgentes – como acabar com o sistema que eles encontraram para nos escravizar e nos oprimir.

Não vamos cair na embriaguez nacionalista. Que vão para o inferno com os seus Estados e as suas nações, as suas bandeiras e as suas sedes! Esta guerra não é nossa e nós não devemos cair nela, pagando com o nosso sangue os seus palácios, as suas contas bancárias e o prazer de se sentarem nas fofas cadeiras do poder. E se os chefes em Moscovo, Kiev, Lviv, Kharkov, Donetsk e Simferopol,Washington e Bruxelas começarem esta guerra o nosso dever é resistir por todos os meios!


Não à guerra entre “nações” – Não à paz entre as classes !

KRAS , secção russa da Associação Internacional dos Trabalhadores

Internacionalistas da Ucrânia , Rússia, Moldávia, Israel, Lituânia, Romania, Polonia

Federação Anarquista da Moldávia

Fracção dos socialistas revolucionários (Ucrânia)

 

Esta declaração foi apoiada por:

Alliance de Solidariedade Operaria (America do Norte)

Internacionalistas da EUA, Irlanda, Holanda

Anarco-sindicalista Initiative Roménia

libertários Barcelona

A esquerda comunista e internacionalistas de Equador, Peru, República Dominicana, México, Uruguai e Venezuela

Iniciativa Trabalhador-Comunista (França)

Grupo Leicester Federação Anarquista (Grã-Bretanha)

Federação Anarquista Francófona

Internacional de Federações Anarquistas

União dos trabalhadores e precárias Clermont-Ferrand CNT-AIT (França)

"Revolução Mundial" (Croácia)

Um socialista libertário (Egipto)

grupo libcom.org

Rede de "World in Common"

Trabalhadores Industriais do Mundo (IWW)

Fracção Libertaria de la Sennacieca Asocio Tutmonda

Grupo Bristol Federação Anarquista (Grã-Bretanha)

Rede dos anarco-sindicalistas (MASA, Croácia)

Hamid Moradei (libcom.org/tags/hamid-moradei)

"Peak de Ação Social" (Atenas, Grécia)

Federação Anarquista - Rede Regional Sudeste da Inglaterra

South Florida General Membership Branch of Industrial Workers of the World (USA)

Rosa Luxemburg página (www.facebook.com/rosa.luksemburg)

Rede Nacional Anti-Nuclear (Itália)

Anarquista da Inglaterra

Circle "Alternativa di Classe" (Itália)

Federação Anarquista Edimburgo

 

(aberto á assinatura de outros colectivos…)